Operação da Polícia Federal busca prender integrantes do PCC que planejavam resgatar Marcola

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Anjos da Guarda, com o objetivo de desfazer o plano de resgate de líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atualmente estão presos nas Penitenciárias Federais de Brasília e Porto Velho (RO).

Entre eles, está o narcotraficante Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, que foi condenado a mais de 300 anos de prisão pelos crimes de formação de quadrilha, roubo, tráfico de drogas e homicídio.

Em março deste ano, Marcola  foi transferido de Brasília para Porto Velho, em Rondônia. De acordo com a Polícia Federal, o plano para soltar o líder contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados, que extrapolavam as suas atividades legais, ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

A PF informou, ainda, que além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos. Para organizar as atividades ilícitas, os investigados aproveitavam os  atendimentos e as visitas em parlatório (local de visita com o preso), usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que não existiam.

A  Operação Anjos da Guarda recebe o  Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Estão na equipe da ação cerca de 80 policiais federais para cumprir 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em três unidades da Federação: Distrito Federal (Brasília); Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas) e São Paulo (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).

Informações do Estadão

Deixe um comentário