Ex-guerrilheiro Gustavo Petro toma posse como presidente da Colômbia

 

Gustavo Petro tomou posse como presidente da Colômbia neste domingo (7/8). Uma grande festa popular na Praça Bolívar, em Bogotá, foi realizada para marcar o início do mandato do primeiro chefe de Estado de esquerda da história do país. Segundo as autoridades, 150 mil pessoas participaram do evento.

O ex-senador e ex-guerrilheiro de 62 anos disse ter como prioridade de governo acabar com a fome do país de 50 milhões de habitantes. Seus eleitores esperam que o colombiano faça reformas sociais e econômicas para reduzir a violência e a desigualdade social.

O novo presidente também tem como objetivo reabrir as fronteiras e relações políticas e comerciais da Colômbia com a Venezuela. O ditador Nicolás Maduro, porém, não foi convidado para a cerimônia de posse de Petro.

A cerimônia de posse começou às 15h, no horário local de Bogotá, e contou com a presença de autoridades internacionais, incluindo nove presidentes latino-americanos, como o chileno Gabriel Boric, e o rei espanhol Felipe 6º.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não esteve presente. O governo brasileiro foi representado pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Deu no Metrópoles

Deixe um comentário