Taiwan manifesta repúdio e acusa China de simular ataques militares contra a ilha

 

Através de um comunicado divulgado neste sábado, 6, o Ministério da Defesa de Taiwan acusou a China de simular ataques aéreos e navais à ilha.

Divulgado ainda nesta madrugada, a nota ressalta que diversas aeronaves do governo chinês foram detectadas no espaço aéreo taiwanes – alguns desses cruzaram a chamada Linha Meridiana, ou seja, uma fronteira extraoficial que separa o estreito de Taiwan.

De acordo com a pasta, o Exercito local emitiu um alerta e passou a acionar forças de reconhecimento aéreo, navios e lançadores de mísseis para estudar a situação, que se agravou após a ida de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, à Taiwan.

Até então, Pequim havia ressaltado aos norte-americanos para que “não brincassem com fogo” e sinalizou com a realização de retaliações caso a visita fosse concretizada.

Desde então, o governo chinês passou a cruzar a fronteira aérea com a ilha, disparou mísseis balísticos em sua direção e promoveu a maior mobilização aérea da história dos países.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário