Livro de Fernando Chiriboga, que fará parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil será lançado nesta quinta-feira em Natal

 

O fotógrafo Fernando Chiriboga, equatoriano radicado no Brasil e potiguar de coração, marcou para quinta-feira, dia 30 de junho, o lançamento do seu mais novo livro-álbum Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil. A obra fará parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022. O lançamento, a partir das 18h15, também marcará os seis anos da Galeria Fernando Chiriboga, no Midway Mall.
Chiriboga será responsável pela autoria do projeto editorial Relíquias – Bicentenário da Independência do Brasil – 2022 – uma coleção de quatro livros, cada um dedicado ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico das regiões do Brasil. A coleção é patrocinada por cinco empresas luso-brasileiras: EDP; Cisa Trading; MDS Brasil, Banco Luso-Brasileiro e Grupo Tejofran, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.
A ideia genial surgiu através do livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Nordeste do Brasil”, lançado em 2014, reeditado em 2019, e integra a coleção comemorativa. À riqueza patrimonial revelada pela edição do Nordeste abriu caminhos para que as cidades históricas do Sul e Sudeste também tivessem os registros eternizados. O segundo livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” acaba de sair da gráfica e seu lançamento deve acontecer no mês de junho. A obra revela 250 fotos selecionadas de um total de mais de 12 mil imagens feitas em quatro estados e 18 cidades visitadas pelo fotógrafo. Entre as cidades destacamos: Ouro Preto (MG), Tiradentes (MG), Diamantina (MG), Vitória (ES), Vila Veklha (ES), Anchieta (ES), São Paulo (SP), Santos (SP), São Luiz de Paraitinga (SP), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ) e Paraty (RJ).
Para o autor, que percorreu diversas cidades seculares, com seus sítios históricos e valor imensurável, a execução do projeto é tentadora. “Sempre fui um apaixonado por obras arquitetônicas e monumentos históricos, por sua beleza incontestável, por seu valor ambiental e por seu inegável testemunho de um passado construtor da história de povos e lugares”, revela Chiriboga, que percorreu mais de 5 mil quilômetros para fotografar o Sudeste do Brasil.
Uma particularidade revelada por Fernando Chiriboga é que a pandemia, apesar de ter obrigado o projeto atrasar um pouco o cronograma, serviu como facilitadora. Ele explica: “Viajamos para Minas Gerais ainda quando muita gente estava em lockdown e isso facilitou muito o registro das fotos em lugares que, normalmente, sempre estão cheios de turistas”, revela.
Em processo de elaboração, o livro “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sul do Brasil” também contará com 250 fotografias dos três estados sulistas, com imagens de 17 cidades da região. A edição encontra-se em fase de finalização.
“O trabalho apurado de compilação e registro fotográfico comprova a importância de preservação do acervo arquitetônico brasileiro para uma melhor compreensão dos valores, estilo de vida e organização da sociedade brasileira pelas novas gerações”, argumenta João Marques da Cruz, diretor-executivo da EDP no Brasil, uma das empresas patrocinadoras.
A Região Norte também terá sua edição e as fotos estão programadas para o início do segundo semestre, quando Fernando Chiriboga embarca para mais uma missão. Todo o projeto gráfico e diagramação é assinado por Leila Chiriboga, esposa do fotógrafo e responsável pelas legendas e coordenação de pesquisa.
Fernando Chiriboga

Nascido nos Andes equatoriano, Fernando Chiriboga reside em Natal/RN, desde o ano de 1985. Iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1990, tendo como foco a fotografia de arquitetura e natureza. Em 2004 lançou o seu primeiro livro, retratando a Mata Atlântica potiguar. Desde então, já publicou dezesseis livros, sendo o “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” a sua décima sétima obra. Atuando no campo da fotografia FineArt, possui quadros espalhados por várias partes do Brasil e do mundo.

SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil.
Quando: Dia 30 de junho – 18h15
Onde: Galeria Fernando Chiriboga – 3ª andar do Midway Mall

 

Deixe um comentário