Covid: RN registra maior número de casos diários desde fevereiro

 

Foram registrados 826 novos casos de covid-19 no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (21). Esse é o maior número apontado para um dia desde 24 de fevereiro, conforme mostram os boletins atualizados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap).

A elevação dos casos é acompanhada de uma alta na ocupação dos leitos críticos para tratamento da doença. Do início de junho para cá, a média móvel de ocupação de UTIs Covid saltou de cerca de 45% para 65%. A Sesap vê tendência de aumentos de casos no estado.

“Nós já vínhamos percebendo esse aumento nos últimos 15 dias. Nessa semana a gente ainda espera esse aumento de casos”, afirmou a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Diana Rêgo. Ela acredita que as subvariantes da Ômicron (BA.4-like e BA.5-like) em circulação no Rio Grande do Norte podem estar associadas à elevação dos registros.

Nos primeiros 21 dias de junho, 9.683 novos casos foram registrados no estado. Como comparação, durante todo o mês de maio foram 845 notificações. Os casos em acompanhamento tiveram um aumento de 513%, sendo 7.597 pacientes potiguares enquadrados nessa situação.

Em oposição, os óbitos contabilizados neste mês são menos da metade do que em maio. Foram confirmadas 16 mortes em junho, enquanto que no mês anterior esse número foi de 33 óbitos registrados. A maior parte desses números são de casos que estavam sob investigação. As últimas duas confirmações foram confirmadas pela Sesap nesta terça, uma em Macaíba e outra em Carnaubais.

“É muito importante que as pessoas continuem se vacinando e que completem o esquema com as doses de reforço. Nós percebemos que os casos de solicitação de internação e os óbitos de deste mês de junho são de pessoas que não tinha o esquema completo, algumas nem com a terceira dose”, destaca Diana Rêgo.

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica pede atenção especial para pessoas de 40 anos, com a liberação da 2ª dose de reforço (D4), e o público infantil.

De acordo com dados da plataforma RN+Vacina, 255.571 mil pessoas com doses em atraso. Ao todo 2,7 milhões de potiguares tomaram duas doses de vacinas ou o imunizante de dosagem única, o que corresponde a 85% da população em geral. A 1ª de reforço (D3) foi tomada por 1,6 milhão (50%), e a 2ª de reforço (D4), por 278 mil (8%).

Informações da Tribuna do Norte

Deixe um comentário