Defesa Civil de Natal alerta para risco de deslizamentos

 

Em Natal, o período chuvoso tem provocado alguns transtornos para a população como alagamentos, problema de fluidez no trânsito e queda de árvores. Segundo Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a frente fria vinda da região Sul e o início do inverno deve ocasionar chuvas intensas no litoral e na região Agreste. Nesse sentido, a Defesa Civil Municipal emitiu um  alerta para risco de deslizamentos em encostas e intensifica suas ações de monitoramento. As pastas municipais de Mobilidade Urbana, Obras e Infraestrutura e Serviços Urbanos se organizam para lidar com os efeitos.

Na noite desta terça (24), chuvas causaram transtornos no trânsito de Natal, com engarrafamentos, e geraram alagamentos em Assu e na cidade de Mossoró. Em Natal, trechos da Romualdo Galvão e da BR-101 tiveram problemas de trânsito. Nas redes sociais, vários vídeos foram publicados com os problemas em Assu e em Mossoró. As imagens mostram ruas inteiramente alagadas e pessoas caminhando com água acima da cintura.

De acordo com a previsão de tempo da Emparn, as chuvas na capital potiguar devem continuar nos próximos cinco dias, a começar pela quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo potencial para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Indicam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Para o litoral leste, também há alerta de acumulado de chuva com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Diante disso, as equipes da Defesa Civil Municipal intensificaram as vistorias em áreas de lagoas e encostas. O órgão trabalha com plantão 24 horas, diariamente, para atendimento de ocorrências, monitoramentos e trabalhos preventivos nas áreas de risco da cidade. “Sempre que alertas são emitidos pelos órgãos de monitoramento climático, o trabalho é intensificado, visando prevenir danos à população. Diante das previsões com possibilidade de ocorrência de chuvas mais intensas, as equipes redobraram as atenções, tendo vistoriado as principais lagoas de captação da cidade. À noite, foi acrescentada uma equipe extra ao plantão”, informam em nota.

Informações da Tribuna do Norte

Deixe um comentário