Gol e Avianca anunciam fusão e criam novo grupo aéreo

 

A companhia aérea brasileira Gol e a colombiana Avianca anunciaram fusão, nesta quarta-feira (11). Segundo as informações, as empresas passarão ser controladas por um mesmo grupo, batizado de Abra. O acordo já foi assinado entre os principais acionistas e o foco é “criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”.

Apesar do anúncio, as empresas manterão suas operações independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.

A Avianca Group possui uma frota de mais de 110 aeronaves e é a companhia aérea líder na Colômbia, América Central, Equador e opera 130 rotas na América Latina. A Gol, por sua vez, opera uma frota de 142 aeronaves.

“O Abra fornecerá uma plataforma para que as companhias aéreas operacionais reduzam ainda mais os custos, obtenham maiores economias de escala, continuem a operar uma frota de aeronaves de última geração, e expandam suas rotas, serviços, ofertas de produtos e programas de fidelidade”, diz o comunicado.

O Abra Group Limited será uma empresa de capital fechado incorporada no Reino Unido, controlando a Avianca e a GOL. Além disso, a empresa também terá participação econômica não controladora nas operações da Viva na Colômbia e no Peru e uma participação minoritária na Sky Airline (Chile).

Ainda segundo o comunicado, “alguns investidores financeiros se comprometeram a investir até US$350 milhões em ações” do Grupo Abra após o fechamento da transação.

Deixe um comentário