A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), apresentou nesta quarta-feira (21), no Auditório Clênio José, os novos formato e cronograma da competição que costuma movimentar estudantes e famílias do município, os Jogos Escolares de Parnamirim (Jepar), Edição 2022.
De acordo com o planejamento da SEL, a edição deste ano dos Jogos vai contemplar 13 modalidades nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, de acordo com a adesão de atletas e escolas, são elas:
- Handebol;
- Jiu-Jitsu;
- Vôlei de Praia;
- Vôlei de Quadra;
- Futsal;
- Fut7;
- Queimada;
- Judô;
- Tênis de Mesa;
- Natação;
- Karatê;
- Taekwondo; e
- Basquete 3×3.
O Jepar será voltado às escolas municipais, estaduais e particulares do município. Inicialmente, as unidades escolares devem ficar atentas ao calendário preconizado pela SEL:
- 26 a 30 de setembro – Manifestação do interesse em participar dos jogos, por parte de CADA ESCOLA;
- 3 a 14 de outubro – Momento de inscrever os atletas. Essa fase também é de responsabilidade de cada escola;
- 31 de outubro – Divulgação das tabelas e locais das provas e competições.
A Secretaria de Esporte e Lazer planeja que o Jepar 2022 ocorra, inicialmente, de 4 a 20 de novembro, uma semana depois da conclusão dos Jern’s.
MASCOTE DO JEPAR
A mascote do evento esportivo será fruto de mais uma competição: cada escola fará uma disputa interna de mascote do Jepar entre os seus alunos, devendo eleger, de acordo com seus próprios critérios, o melhor desenho.
O projeto com a mascote que vai representar cada escola deve ser entregue na sede da Secretaria de Esporte e Lazer no período de 3 a 14 de outubro. Os desenhos serão analisados e julgados por uma comissão formada por membros da SEL, Semec e Direc. Serão premiados os 3 melhores projetos. A mascote deve ter as cores do município e algum símbolo que remeta a Parnamirim, como Cajueiro, foguetes ou aviões, por exemplo.
ATUAÇÃO DA SEL
De acordo com o secretário Vinícius Barros, a SEL pretende implantar nas escolas do município uma nova modalidade de futebol americano, o Flag Football. Igor “Moita”, que é preparador da seleção brasileira, foi o convidado para apresentar a modalidade aos presentes por meio de explicações e vídeos. O Flag Football é uma variável do futebol americano que, além de demandar muita estratégia para marcar pontos, não tem contato físico. De acordo com o assessor do Parnamirim Scorpions, Andrei Leiras, o esporte é ideal para escolas, já que prioriza todos os tipos de estruturas corporais dos alunos/atletas, além da possibilidade de ser praticado em quadras, campos ou mesmo na areia.
O secretário também expôs que a licitação da arbitragem foi devidamente concluída e que a premiação dos atletas será composta por troféus e medalhas, entregues ao final de cada competição.