O Irã confirmou nesse sábado (27) que lançou ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Kuwait e no Bahrein. A informação foi divulgada pela Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC).
De acordo com o grupo, a operação foi realizada com o uso de mísseis e drones e teve como objetivo atingir estruturas militares americanas nos dois países. Teerã afirmou que a ação foi uma resposta aos recentes ataques realizados pelos Estados Unidos contra o território iraniano.
A Guarda Revolucionária informou que a ofensiva contou com participação de unidades navais e aeroespaciais e acusou os EUA de violarem o acordo de cessar-fogo. O grupo também afirmou que a escalada poderia comprometer os avanços diplomáticos.
Um representante dos Estados Unidos informou à Reuters que não houve registro de mortes entre militares americanos e que as instalações na região do Golfo Pérsico não sofreram danos relevantes.
A ação ocorreu após o Comando Central dos EUA (CENTCOM) anunciar novos ataques contra alvos no Irã, incluindo estruturas de vigilância militar, sistemas de comunicação, defesa aérea, áreas de armazenamento de drones e equipamentos relacionados ao lançamento de minas. Segundo o CENTCOM, a circulação de navios comerciais pelo Estreito de Ormuz deve permanecer sem alterações.
Com informações da CNN




