O convênio de manutenção da Ronda de Proteção Escolar da Guarda Municipal do Natal (Rope/GMN) foi prorrogado por mais 24 meses garantindo a permanência da segurança preventiva da GMN 24h nas 146 escolas e centros de educação infantil geridos pela Prefeitura da capital. O aditivo do Termo de Cooperação foi assinado pelos gestores das secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e de Educação (SME), e publicado do Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira (16).
A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou que a atuação do Rope/GMN passou a ser imprescindível nas escolas municipais devido o trabalho de policiamento comunitário que une Guarda Municipal, gestão escolar, servidores, estudantes e famílias, criando um ambiente seguro para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. “A Ronda de Proteção Escolar veio com objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes a essas unidades, zelando por uma cultura de paz. Hoje ela é um braço de proteção comunitária de extrema importância para toda a comunidade escolar municipal”, comentou.
Opiniões de gestores e familiares de alunos confirmam a eficiência do Rope, que atua em três frentes distintas e integradas. A primeira é o trabalho da Ronda Escolar, que age patrulhando e visitando regularmente todas as unidades da rede pública do município. A segunda é voltada para o planejamento e a segurança de eventos promovidos pelas escolas. Nesse sentido, são implantadas medidas de segurança para atuar de forma móvel e fixa, dependendo das necessidades. Por fim, as ações sociais preventivas onde os alunos das mais variadas faixas etárias recebem dos guardas municipais palestras e informações de maneira lúdica, fomentando a imagem do policial como um agente protetor e amigo.
A Ronda Escolar da Guarda Municipal contar diariamente com uma estrutura composta por viaturas e guardas municipais, que em seus dias de folga recebem diárias operacionais para executarem o patrulhamento preventivo. Todas as escolas municipais são patrulhadas 24h e os diretores das unidades pedagógicas têm contato direto com as equipes de serviço, que podem ser acionadas a qualquer momento para o pronto atendimento de ocorrências.
O trabalho do Rope também se estende a realização de ciclos de palestras direcionados aos porteiros e agentes patrimoniais lotados na Secretaria Municipal de Educação (SME), em especial aos que atuam diretamente nas escolas e centros municipais de educação infantil da capital. As palestras tratam sobre os temas como “Postura e Procedimentos em Serviço” e tem o objetivo de aprimorar a segurança nas escolas fortalecendo atitudes e conceitos de prevenção.