Ponte de Igapó ganha nova faixa liberada e STTU implanta faixa reversível no trânsito

Foto: Eryka Silva / 98 FM

Apesar de a obra de restauração ainda não estar concluída, a Ponte de Igapó teve mais uma faixa de rolamento liberada para tráfego na manhã desta segunda-feira (28). Com a nova liberação, veículos oriundos do Centro em direção à Zona Norte de Natal agora poderão trafegar sobre uma das faixas da ponte decrescente (mais próxima à linha do trem).

Dessa forma, das quatro faixas da ponte, agora estão liberadas três: as duas do lado da ponte que sempre funcionou como Zona Norte/Centro e mais uma do sentido oposto. Enquanto a obra não termina, uma das três faixas funcionará de forma reversível.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a obra deverá estar 100% concluída até o fim de maio, com a liberação da última faixa.

Num primeiro momento, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), compostas por inspetores e agentes de mobilidade, estão no local para orientar os usuários da via sobre as novas sinalizações, especialmente sobre as faixas reversíveis e exclusivas de ônibus, que serão identificadas por luzes piscantes.

A faixa reversível funcionará em horários específicos:

  • das 5h às 12h no sentido Igapó/Bairro Nordeste;
  • das 15h às 20h no sentido Bairro Nordeste/Igapó;
  • e das 12h às 15h e das 20h e 5h da manhã, será fechada ao trânsito.
Motoristas trafegam por nova faixa liberada na Ponte de Igapó, que liga Zona Norte de Natal ao restante da cidade – Foto: Eryka Silva / 98 FM

Histórico

A ponte, que liga a Zona Norte ao restante da cidade de Natal, está interditada parcialmente desde 12 de setembro de 2023. Inicialmente, a obra se concentrou no lado Zona Norte/Centro. Em 27 de agosto de 2024, a primeira etapa foi concluída e a obra foi transferida para o outro lado (Centro/Zona Norte). Esse trecho é o que segue interditado.

De acordo com o Dnit, a obra custará R$ 30 milhões e prevê a restauração completa da ponte. A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia Ltda., sediada em Recife (PE).

Segundo o Dnit, as intervenções incluem: restauração/reforço de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados e reforço das vigas, faltando serem concluídos os serviços de recuperação da infra, meso e superestrutura, além de obras nos dispositivos de segurança e sinalização viária.

Deu no Portal da 98

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