INSS volta a fazer prova de vida, mas beneficiário não precisa ir à Previdência ou agência bancária; entenda

Foto: José Aldenir / Agora RN

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a fazer prova de vida entre seus beneficiários, como aposentados e pensionistas. A volta do procedimento foi oficializada em 1º de janeiro de 2025, após o fim da vigência de uma portaria do Ministério da Previdência Social que dispensava a realização da ação de fiscalização.

Com a portaria, nenhum benefício poderia ser suspenso ou bloqueado por falta de prova de vida. Agora, as interrupções no pagamento podem voltar a acontecer. O objetivo é combater fraudes.

Apesar disso, praticamente nada muda para quem recebe os benefícios, já que é o INSS que deve procurar provas de que o usuário está vivo ou não. Para isso, o órgão aciona diversos bancos de dados. Só em caso de dificuldade na obtenção das informações é que o beneficiário é notificado para que faça a prova de vida fisicamente.

Segundo André Azevedo, gerente executivo do INSS em Natal, os beneficiários não precisam se dirigir a nenhuma agência do INSS ou aos bancos. Isso só é necessário quando há notificação direta.

“Ao invés de o segurado ou da segurada sair de casa para realizar a prova de vida, é o INSS que vai buscar em diversos bancos de dados e órgãos a informação para aproveitar na prova de vida. O INSS é que vai agir no sentido de garantir a realização da prova de vida dele”, afirmou André, em entrevista à 98 FM.

Para saber se o beneficiário está vivo, o INSS vai usar informações como: saque de benefício com biometria, votação nas eleições organizadas pela Justiça Eleitoral, realização ou atualização no Cadastro Único, realização ou atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros sistemas.

Como saber se minha prova de vida está válida?

Para saber se a prova de vida está válida, o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para celular. Ou ainda acessar o site meu.inss.gov.br. Em ambas as plataformas, o acesso se dá por meio de CPF e senha. Por fim, o beneficiário também pode ligar para a Central 135 e obter a informação. Em última instância, o beneficiário pode se dirigir a alguma agência do INSS e solicitar a conferência das informações.

Deu no Portal da 98

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