As jovens meninas e mulheres que estejam concluindo o ensino médio neste ano e vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem buscar uma vaga no Cursinho Popular Nísia Floresta. Entre os critérios para participar, estão ser do gênero feminino, morar em Mossoró e apresentar comprovante de baixa renda. As inscrições acontecem até o dia 24 de maio. Os encontros do cursinho serão sediados na Escola Estadual Eliseu Viana, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.
O Cursinho Popular Nísia Floresta, apoiado pelo Fundo Malala, visa ampliar o acesso ao Ensino Superior para jovens meninas da rede pública, oferecendo uma formação de cinco meses focada na preparação para o ENEM. Aliado a isso, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento de uma consciência cidadã crítica, promovendo debates sobre questões sociais relevantes e incentivando o pensamento reflexivo.
Ao todo, serão selecionadas 30 estudantes que atenderem a todos os critérios estabelecidos no edital do cursinho. A escolha das candidatas considera o comprometimento em participar das aulas e atividades oferecidas; necessidade de apoio financeiro e educacional para realizar o ENEM e participação de pessoas periféricas, negras, indígenas, povos tradicionais, pessoas transgênero e outros membros da comunidade LGBTQIA+.
Inscrição
As interessadas no cursinho tem até o dia 24 de maio para realizar a inscrição por meio deste formulário, onde devem ser enviados RG ou CPF; comprovante de residência; comprovante de matrícula no último ano escolar em instituição da rede pública ou diploma de conclusão do Ensino Médio em escola pública; comprovante de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e carta de motivação que ateste interesse em participar do projeto.
Resultado e aulas
A lista das estudantes selecionadas será divulgada na última semana de maio nas redes sociais do Cursinho Popular Nísia Floresta e por meio de mensagem no WhatsApp às aprovadas.
O cursinho terá início no dia 1º de junho e será realizado todos os sábados, das 8h às 12h, na Escola Estadual Eliseu Viana.
Deu na Tribuna do Norte