Argentina ignora oferta da China e compra 24 caças supersônicos da Dinamarca

RCP
Imagem: RCP

 

Nesta terça-feira (16), o presidente da Argentina, Javier Milei, e o ministro da Defesa, Luis Petri, revelaram que o país adquiriu 24 unidades de caças F-16 da Dinamarca. O contrato de compra foi formalizado por Petri durante um evento realizado na base aérea dinamarquesa Skrydstrup. Embora Milei tenha cancelado sua visita à Dinamarca devido à escalada do conflito no Oriente Médio após os ataques do Irã contra Israel, ele participou da cerimônia por videoconferência.

Com a decisão de adquirir os caças de origem norte-americana, operados anteriormente pela Dinamarca, o governo Milei rejeitou a oferta de compra dos caças JF-17 da China. Essa escolha vai de encontro às expectativas de Pequim, que via na possível aquisição uma oportunidade de estreitar os laços entre os dois países. Essa questão foi uma das condições apresentadas pelos chineses após a suspensão do crédito de US$ 6,5 bilhões concedido à Argentina por meio de um swap cambial em 20 de dezembro de 2023.

Em um vídeo compartilhado no X (antigo Twitter), o ministro argentino destacou que a aquisição dos caças da Dinamarca representa “um marco” na defesa nacional, fortalecendo assim a Força Aérea argentina para “proteger a soberania e a liberdade” do país. Ele também atribuiu o sucesso da negociação ao trabalho de sua equipe.

De acordo com informações do jornal Clarín, espera-se que as aeronaves militares sejam entregues à Argentina até o final deste ano ou no decorrer de 2025. Embora o valor da compra não tenha sido divulgado oficialmente, o jornal La Nación estimou que tenha sido de cerca de US$ 650 milhões.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário