Deputado Galeno Torquato destaca visita da Comissão de Saúde à Unicat

Foto: João Gilberto

 

Atual presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Galeno Torquato (PSDB) destacou nesta quarta-feira (27), durante pronunciamento na sessão plenária da Casa, a visita do grupo à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), em Natal. De acordo com o parlamentar, a iniciativa marca o início de uma série de visitas que os integrantes da Comissão de Saúde da ALRN pretendem fazer às unidades de saúde da capital e do Estado, buscando somar esforços e contribuir com a Saúde no Rio Grande do Norte.

“Hoje, ao lado das deputadas Cristiane Dantas e Terezinha Maia, bem como de representantes do Ministério Público e da Secretaria de Saúde do RN, fomos ver ‘in loco’ como funciona a unidade e saber as razões para a falta de medicamentos especializados que vem ocorrendo no Rio Grande do Norte. Dos 217 medicamentos fornecidos pela Unicat, praticamente 40%, ou seja, 89 não estão disponíveis para a população carente”, alertou Galeno.

Segundo ele, a falta de recursos na Saúde é a principal dificuldade enfrentada pela unidade, que sofre ainda com a falta de estrutura física e de pessoal. “Solicitamos ao diretor da unidade que elabore um diagnóstico levantando as demandas financeiras e administrativas da Unicat para que, de posse desse relatório, a Assembleia Legislativa, junto ao Ministério Público, possa somar forças buscando amenizar o sofrimento daqueles que dependem destes componentes especializados de assistência farmacêutica”, concluiu.

Deixe um comentário