O chefe de relações políticas e internacionais do Hamas, Basem Naim, agradeceu ao governo brasileiro e a Luiz Inácio Lula da Silva pelas recentes manifestações de apoio à causa palestina. Os comentários de Naim foram transmitidos em vídeo para a conferência nacional do Partido da Causa Operária (PCO). O dirigente do grupo terrorista responsável pelo ataque a Israel em 7 de outubro diz que os membros da organização estão “honrados” por todas as declarações do Estado brasileiro.
O representante do Hamas também declarou que aguarda o dia em que a organização poderá comemorar a “liberdade da Palestina” junto com o Brasil e outros aliados.
As declarações do dirigente do Hamas vêm à tona poucas semanas após a eclosão da crise diplomática entre Brasil e Israel com as polêmicas falas de Lula em relação às ações das Forças Armadas Israelenses na Faixa de Gaza.
Durante o avanço do conflito, o Itamaraty e o presidente passaram a criticar mais fortemente as ações do Israel em Gaza, qualificando-as de desproporcionais e solicitando, junto a outros aliados, a condenação do país por genocídio.
Fonte: Estadão Conteudo