CRUELDADE: Corpo de Navalny é entregue à mãe 9 dias após morte na prisão russa

 

O corpo de Alexei Navalny, líder da oposição russa, que morreu repentinamente na prisão na semana passada, foi entregue à sua mãe, conforme anunciado pela porta-voz Kira Yarmysh neste sábado (24). Yarmysh expressou agradecimentos a todos que apoiaram a demanda pela entrega do corpo.

Lyudmila Navalnaya, mãe de Navalny, permanece em Salekhard, a cidade do Ártico onde o corpo estava retido. A porta-voz destacou que ainda não foram feitos planos para o funeral e expressou incerteza sobre a possibilidade de interferência das autoridades.

A viúva de Navalny, Yulia Navalnaya, acusou o presidente russo Vladimir Putin de ordenar a retenção do corpo para ocultar a causa da morte e por receio de que o funeral atraísse grandes multidões. O Kremlin negou as acusações.

A família de Navalny havia solicitado repetidamente às autoridades russas a liberação do corpo. Na terça-feira, um vídeo foi divulgado mostrando a mãe de Navalny implorando a Putin pela libertação do corpo.

Yarmysh informou na sexta-feira que Navalnaya havia recebido um ultimato para concordar com um funeral secreto ou aceitar que o corpo fosse enterrado na colônia penal do Ártico onde Navalny estava detido.

Este sábado marca nove dias desde a morte de Navalny, um período significativo na tradição cristã ortodoxa, quando orações são oferecidas aos falecidos.

Yulia Navalnaya, em um vídeo divulgado neste sábado, acusou Putin de violar leis humanas e divinas ao recusar a entrega dos restos mortais de seu marido. Ela ressaltou que as ações do líder russo contradizem sua imagem de cristão ortodoxo devoto que protege a fé e o Estado contra influências dos valores ocidentais.

Com informações da CNN

Deixe um comentário