Veja o que acontece com nosso corpo quando paramos de consumir cafeína

wirot pathi/Vecteezy

 

A cafeína, o composto psicoativo mais consumido globalmente, está presente em diversas fontes, desde café e chá até refrigerantes e chocolates. A recomendação é que adultos não ultrapassem 400 mg de cafeína diariamente, mas mesmo consumidores moderados podem experimentar efeitos colaterais como irritabilidade e insônia. Diversos estudos indicam benefícios ao abandonar a cafeína, incluindo melhorias na função cerebral, sono, humor e saúde cardiovascular.

Ao parar o consumo de cafeína, pode ocorrer abstinência, causando dores de cabeça e fadiga. A cafeína também afeta o sono, reduzindo o tempo total e interferindo no período de sono profundo. No entanto, ao interromper o consumo, a qualidade do sono tende a melhorar. Além disso, a cafeína tem sido associada ao aumento da ansiedade, e abandoná-la pode resultar em melhora do humor, relacionada, em parte, à qualidade do sono aprimorada.

A saúde cardiovascular pode se beneficiar com a redução ou eliminação da cafeína, melhorando condições como azia e indigestão. Além disso, a interrupção da cafeína pode diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Deixar de consumir cafeína também pode contribuir para um sorriso mais brilhante, já que substâncias presentes em bebidas como café e chá podem manchar os dentes.

Outro efeito da cafeína é sua influência na função intestinal, causando contrações no cólon e aumento da produção de urina. Parar de consumir cafeína pode resultar em menos idas ao banheiro. É importante destacar que a retirada da cafeína deve ser gradual para minimizar efeitos colaterais como dores de cabeça e cansaço, que podem persistir por algumas semanas, dependendo do hábito de consumo anterior.

Com informações do g1.

Deixe um comentário