Vacinação contra dengue começa em fevereiro para crianças e adolescente de 10 a 14 anos

Mosquito Aedes aegypti pica um corpo humano

 

A partir de fevereiro, 521 municípios brasileiros serão os primeiros a iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com informações do Ministério da Saúde. A pasta também confirmou que a vacinação será direcionada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue.

De janeiro de 2019 a novembro de 2023, esse grupo foi responsável por 16,4 mil hospitalizações, ficando atrás apenas dos idosos, para os quais a vacina não foi autorizada. A definição do público-alvo e das regiões prioritárias para a imunização foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

A lista conta com 16 estado mais o Destrito Federal. A seleção das regiões foi baseada em três critérios: serem compostas por municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; apresentarem alta transmissão de dengue no período de 2023-2024; e terem maior predominância do sorotipo DENV-2.

A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no último sábado. Essa quantidade faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está prevista para ser entregue em fevereiro.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário