Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia, diz estudo

 

Um gel anticoncepcional masculino, que está sendo desenvolvido pela empresa de biotecnologia Contraline, com sede na Virgínia, Estados Unidos, teve eficácia de 99% em um teste realizado com 23 homens. Os resultados foram divulgados neste mês.

Os cientistas esperam que a aplicação do gel tenha resultados semelhantes ao da vasectomia, mas seja completamente reversível. O procedimento consiste em injetar nos canais deferentes – o par de tubos que transporta espermatozoides maduros no trato reprodutor masculino – uma substância macia à base de água chamada hidrogel. No teste, 30 dias após a inserção, o gel levou a uma redução de mais de 99% no número de espermatozoides em movimento, segundo a empresa. Nenhum efeito colateral grave nem alteração no comportamento sexual foi relatado pelos participantes.

Os testes iniciais foram realizados na Austrália. Kevin Eisenfrats, cofundador e CEO da Contraline, disse que o gel é como um DIU para os homens. “No momento, não há nenhum contraceptivo que seja duradouro e reversível para os homens”, afirmou. “Esse gel é feito para pessoas que não estão prontas para ter filhos, não querem ter filhos por um período ou acreditam que nunca vão querer ter mais filhos, mas talvez ainda não estejam prontas para um procedimento permanente.”

Na vasectomia, os canais deferentes são cortados e selados para que os espermatozoides não possam viajar dos testículos até a uretra. O método Contraline envolve fazer um pequeno furo no escroto e usar uma agulha fina para empurrar o hidrogel através de um cateter conectado ao canal deferente. O cateter é então retirado e a punção cicatriza sozinha. Uma vez injetado, o hidrogel tem como objetivo impedir que os espermatozoides entrem no sêmen. O esperma não consegue passar pelo hidrogel, mas o sêmen consegue, então a aplicação não influencia a capacidade de ejacular.

Os homens participantes do estudo tinham idades entre 25 e 65 anos, declararam que não pretendem ter filhos e foram colocados em dois grupos que receberam quantidades diferentes de hidrogel: um volume menor e outro maior. A implantação do gel demorou cerca de 20 minutos e foi feita sob anestesia local, a menos para os participantes que optaram por ser sedados.

Eisenfrats diz que a concentração e o movimento dos espermatozoides nos homens um mês após a aplicação do gel são comparáveis aos níveis observados na vasectomia. O objetivo do estudo atual é avaliar a segurança e a longevidade do gel, e não até que ponto ele previne a gravidez. Os participantes foram solicitados a usar uma forma alternativa de controle de natalidade enquanto estiverem inscritos no estudo.

O gel foi concebido para se dissolver ao final de dois anos e os participantes serão acompanhados pelos pesquisadores até que isso ocorra. A reversibilidade do gel já foi testada em cães, mostrando que a contagem e a qualidade do esperma se recuperaram após a remoção do produto. A empresa planeja lançar um segundo teste este ano para testar a reversibilidade da substância em pessoas.

Apesar dos resultados positivos, qualquer procedimento médico pode causar efeitos colaterais ou complicações. Em entrevista à Wired, Raevti Bole, urologista especializada em saúde masculina na Clínica Cleveland que não está envolvida no estudo, diz que uma injeção no ducto deferente pode causar risco de infecção de pele, desconforto leve ou hematomas leves. E ainda há incógnitas sobre o gel em si, embora os hidrogéis sejam biocompatíveis e geralmente seguros.

O gel da Contraline ainda levará anos para chegar às prateleiras. A empresa precisará realizar testes com centenas de homens e suas parceiras para testar a eficácia na prevenção da gravidez. Eisenfrats diz que a empresa pretende lançar um teste com mais participantes nos EUA nos próximos anos.

Créditos: O Globo.

Deixe um comentário