Como regras de segurança fundamentais salvaram vidas na colisão entre aviões no Japão

 

Assistindo às imagens da colisão da Japan Airlines (JAL) no aeroporto de Haneda, em Tóquio, parece milagroso que alguém tenha saído ileso.

No entanto, embora, tragicamente, cinco dos seis tripulantes do avião Dash 8 da Guarda Costeira do Japão que atingiu durante a aterrissagem na terça-feira (2) tenham morrido, todos os 379 passageiros e tripulantes a bordo do Airbus A350 sobreviveram ao acidente.

Embora as investigações sobre o que aconteceu no incidente, que viu o avião da JAL explodir e virar uma bola de fogo, estejam em andamento, os especialistas dizem que o sucesso da evacuação se deve a uma combinação de padrões de segurança modernos e da própria cultura de segurança rigorosa da Japan Airlines.

“Pelo que vi nas filmagens, fiquei surpreso e aliviado por todos terem saído”, diz Graham Braithwaite , professor de segurança e investigação de acidentes na Universidade Cranfield, no Reino Unido.

“É um impacto tão severo para qualquer aeronave ter que suportar. Mas sabendo o que sei sobre aquela companhia aérea e quanto esforço eles colocaram na segurança e no treinamento da tripulação, o fato de terem feito um trabalho tão bom não deveria ser uma surpresa tão grande.”

Na verdade, foi um acidente catastrófico há quase 40 anos que ajudou a transformar a Japan AIrlines numa companhia aérea tão segura, diz ele.

Em 12 de agosto de 1985, o voo 123 da JAL de Tóquio para Osaka caiu, matando 520 dos 524 a bordo, após um reparo defeituoso da cauda por técnicos da Boeing – não da companhia aérea – após um incidente anterior.

Até hoje, é o acidente com uma única aeronave mais mortal da história da aviação.

“É evidente que o efeito foi profundo na companhia aérea”, diz Braithwaite. “Numa cultura como a do Japão, eles assumiram essa responsabilidade como um grupo e queriam garantir que nada parecido acontecesse novamente.

“Então, quando as coisas dão errado, eles veem isso em termos de como podem aprender. Tudo é uma oportunidade para melhorar.”

Em 2005, percebendo que muitos funcionários ingressavam na empresa sem se lembrar do acidente ocorrido 20 anos antes, a JAL abriu um espaço em sua sede corporativa exibindo partes dos destroços, além de histórias de tripulantes e passageiros.

“A sensação era que há pessoas que entraram no nosso negócio e não sabem o que é dar errado. Todos precisam entender quanto esforço é necessário para a segurança”, diz Braithwaite.

Quase quatro décadas depois, a crise ainda tem um efeito profundo na mentalidade da empresa, diz ele.

“Eles têm uma cultura muito rígida em relação aos procedimentos operacionais padrões e em fazer tudo corretamente. Essa é uma das razões pelas quais, neste caso, acho que a equipe parece ter tido um desempenho tão bom”, diz ele.

Embora não esteja claro quem foi o culpado pelo acidente de terça-feira, Braithwaite diz que a evacuação bem-sucedida é “absolutamente” positiva para a Japan Airlines.

“Se você quiser ver um motivo pelo qual deveria voar com eles, acho que é isso”, diz ele.

A JAL é regularmente nomeada entre as companhias aéreas mais seguras do mundo em uma lista anual do site Airlineratings.com.

O editor-chefe Geoffrey Thomas diz: “A Japan Airlines tem desfrutado de um excelente recorde de segurança desde 1985. No entanto, esse acidente não foi culpa da companhia aérea e foi devido a reparos defeituosos realizados pela Boeing”.

“É classificada como uma companhia aérea sete estrelas pelo nosso site e passou em todas as principais auditorias de segurança. Além disso, o regulador de segurança aérea do Japão tem um desempenho melhor nos oito critérios de supervisão do que a média mundial em conformidade.”

“Uma evacuação digna de livro didático”

As incursões na pista, como são classificadas, são “raras, mas podem ser catastróficas”, diz Braithwaite.

Com diferentes companhias aéreas e operadores terrestres movimentando veículos, os aeroportos tornam-se “imóveis complicados onde temos que trabalhar muito para proteger”.

Obviamente é muito cedo para saber o que aconteceu em Tóquio e como as duas aeronaves chegaram à pista ao mesmo tempo.

No entanto, a mensagem da indústria da aviação é a mesma: parece ter sido a reação rápida da tripulação que salvou centenas de vidas. Segundos depois de o avião parar, as rampas de escape foram infladas e os que estavam a bordo foram rapidamente retirados, mesmo com a cabine cheia de fumaça.

“Estou excepcionalmente impressionado com os pilotos, tripulantes e passageiros pelo que parece ter sido uma evacuação clássica nas condições mais extremas”, disse um piloto de uma grande companhia aérea europeia que desejou permanecer anônimo, pois não está autorizado a falar pela companhia aérea.

Estamos num bom momento na aviação, acrescentaram: “A natureza robusta das aeronaves modernas e o treinamento de pilotos para lidar com situações anormais evoluíram ao longo de décadas até um ponto em que temos o período mais seguro na aviação desde o seu início.

“Os procedimentos foram refinados à medida que as aeronaves ficaram maiores, para que todos os passageiros possam ser evacuados em 90 segundos. Os comissários de bordo de algumas companhias aéreas também podem agora iniciar uma evacuação se esta for claramente catastrófica, economizando segundos vitais ao não esperar que o capitão a inicie.”

Regras de segurança fundamentais

Como os funcionários da JAL sabem muito bem, os registros de segurança da aviação moderna estão, diz o piloto, “presentes no sangue de outras pessoas que não tiveram tanta sorte”.

Os acidentes tornam-se lições, que são “partilhadas por toda a indústria para que todos os tripulantes possam melhorar o seu trabalho”.

Eles citam um acidente da Aeroflot em 2019, que também viu um avião pegar fogo ao pousar em Moscou, matando 41 dos 73 a bordo, como um incidente semelhante ao de terça-feira, do qual se soube.

E em 1980, o voo 163 da Saudia – no qual todos os 301 a bordo morreram por inalação de fumaça depois que o avião fez um pouso de emergência bem-sucedido em Riad, mas os pilotos não conseguiram ordenar a evacuação – foi o ímpeto para dar autoridade à tripulação de cabine para retirar os passageiros, eles dizer.

Qual o tamanho de um Airbus A350-900?

A aeronave que pegou fogo no aeroporto de Haneda, em Tóquio, após uma colisão com outro avião, transportava um total de 367 passageiros mais 12 tripulantes, segundo a Japan Airlines. Cinco pessoas no avião da Guarda Costeira do Japão morreram e 17 passageiros do avião comercial ficaram feridos.

Outro acidente que teve grandes efeitos na segurança no futuro foi o desastre da British Airtours em 1985, no Aeroporto de Manchester, no Reino Unido.

A aeronave sofreu uma decolagem abortada, pegando fogo. Embora tenha parado na pista e os bombeiros tenham chegado rapidamente, 55 pessoas morreram – principalmente por inalação de fumaça.

“Surgiram muitas recomendações que influenciaram muitos dos recursos das aeronaves modernas”, diz Braithwaite.

“O fato de haver uma quantidade razoável de espaço ao redor das saídas. Luzes espalhadas pelo chão. A tripulação de cabine avalia se a pessoa sentada na saída sobre a asa consegue abri-la. Sinais de saída muito mais claros. Os materiais com os quais fazemos as cabines. Uma grande característica daquele incêndio em Manchester foi que ele liberou fumaça rapidamente.”

“Todas essas coisas contribuem para uma evacuação bem-sucedida.”

Ele cita sua ex-colega em Cranfield, a professora Helen Muir, como alguém que mudou o cenário da segurança após aquele acidente. Ela era conhecida por realizar testes “incentivados”, em que os participantes recebiam mais quanto mais cedo saíam do avião. Seu comportamento foi então monitorado e repassado aos fabricantes de aeronaves e às companhias aéreas.

Hoje, diz ele, sabemos que é “a influência da tripulação de cabine que leva as pessoas a evacuar uma aeronave, e o fazem rapidamente”.

Steven Erhlich, presidente da PilotsTogether – uma instituição de caridade criada durante a pandemia para apoiar a tripulação – concorda.

“É muito cedo para comentar os detalhes do incidente, mas o que está claro é que a tripulação teve um desempenho exemplar”, diz ele.

“O treinamento de segurança que as companhias aéreas – neste caso a JAL – submeteram continuamente às tripulações valeu a pena, permitindo a evacuação em 90 segundos. A conclusão, do meu ponto de vista, é que os passageiros precisam prestar atenção às instruções de segurança e lembrar que as tripulações não são funcionários glorificados do serviço de alimentação, mas sim profissionais de segurança bem treinados.”

Os padrões mínimos de segurança internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, parte da ONU) determinam que a tripulação de cabine pratique evacuações de emergência anualmente. Os fabricantes de aeronaves também devem provar que qualquer avião novo pode ser totalmente evacuado em 90 segundos.

Além disso, as companhias aéreas individuais podem ter requisitos adicionais – a British Airways tem regras mais rigorosas sobre os materiais utilizados na cabine, diz Braithwaite, após o acidente em Manchester.

O piloto que conversou com a CNN realiza práticas de evacuação semestrais no simulador da companhia aérea. Eles também terão que praticar em um simulador cheio de fumaça sintética.

“Isso faz diferença em relação ao treinamento da geração anterior”, dizem. “Isso tira o fator de choque do cenário real. Isso ‘enjaula o chimpanzé’ – temos pensamentos e ações racionais em vez de instintivos, é muito mais seguro.”

Braithwaite diz que o aspecto rotineiro do treinamento arraiga os procedimentos na mente da tripulação.

“Essa é a parte invisível para nós como passageiros, mas é absolutamente rigorosa”, diz ele.

“Quando chegamos à terra firme, eles geralmente ficam sentados ali, pensando: ‘Isso é o que farei.’ Eles estão olhando para fora da aeronave. Eles sabem exatamente onde está a alça. É essa ‘rotinização’ de comportamento que acabou de acontecer aqui [em Tóquio].

“É uma surpresa chocante para todos nós, mas é o treinamento que dá certo. E levar isso tão a sério é uma parte importante.”

Fonte: CNN

Deixe um comentário