De olho nas eleições, PT e PSDB sinalizam pacto político em 2024

 

Com a virada para 2024, partidos políticos e lideranças já intensificam suas articulações em preparação para as eleições municipais que definirão milhares de prefeitos e vereadores em todo o país.

O panorama se desenha com diferentes abordagens, entre elas a negociação entre siglas do Centrão para formar uma superfederação e a adoção, por parte de outros partidos, do modelo de pacto conhecido como ‘teatro das tesouras’, que envolve grupos políticos que, apesar das aparências de adversários, compartilham dos mesmos interesses.

As tratativas para a definição de candidaturas têm sido um dos principais desafios desse período pré-eleitoral. Atualmente, já estão formadas três federações: PT-PCdoB-PV; PSDB-Cidadania; e PSOL-Rede. No caso do PT, cujo tamanho é significativamente maior que as demais legendas, o poder de negociação do partido de Lula tem influenciado muitos dos acordos eleitorais.

Com isso, segundo o jornal O Globo, há grandes esforços da federação PSDB-Cidadania para reposicionar-se no espectro político, especialmente após o desempenho eleitoral aquém das expectativas no ano anterior. A matéria indica que essas siglas buscam superar divergências em federações.

Para alcançar um resultado positivo, as legendas estão colocando à prova estratégias individuais e lidando com conflitos internos, tudo em busca da consolidação de meios eficazes para as eleições de 2024.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário