Inmet alerta para chuvas intensas na região Oeste do RN neste dia 1º

Foto: Carmem Felix

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo que abrange estados de várias regiões do país, incluindo o Rio Grande do Norte, que deve ser atingido por chuvas intensas durante todo esse primeiro dia de 2024. O alerta tem vigência das 10h06 deste dia 1 de janeiro, até às 10h de amanhã, 2 de janeiro, em 56 municípios do RN, a maioria na região Oeste Potiguar. Confira aqui as cidades

De acordo com o Inmet, chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, devem ser registrados durante o período de alerta. É importante estar atento pois existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Instituto orienta que em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet orienta ainda que, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Segundo alerta abrange o resto do RN

Alguns minutos depois de emitir o alerta laranja válido para 56 municípios potiguares, o Inmet divulgou um segundo alerta, desta vez amarelo de perigo potencial para chuvas intensas. Esse, por sua vez, é válido desde 10h49 desta segunda-feira (1), até às 10h de amanhã (2).

O alerta amarelo é válido para 122 municípios potiguares, abrangendo todos os que ficaram fora da faixa de risco do alerta laranja, e ainda repetindo alguns que passam agora a estar sob dos avisos de perigo emitidos pela principal autoridade meteorológica do país. Confira as cidades aqui.

Para este segundo alerta, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos de 40 a 60 km/h. O Inmet emitiu as mesmas orientações passadas para os moradores dos municípios do alerta laranja.

Deu no Novo

Deixe um comentário