Morre o deputado turco que teve ataque cardíaco após rogar praga contra Israel

AGORA: morre o deputado turco que teve ataque cardíaco após rogar praga contra Israel

 

Morreu Hasan Bitmez, deputado radical turco que teve um ataque cardíaco fulminante na tribuna após invocar a ira divina contra Israel. Ele tinha 54 anos. O episódio ocorreu durante uma sessão no parlamento da Turquia na terça-feira, 12, quando ele vociferava contra as ações de Israel em Gaza.

“Mesmo que a história se cale, a verdade não ficará em silêncio. Se se livrarem do castigo da história, não se livrarão do castigo de Alá”, afirmou Bitmez, momentos antes de sofrer o ataque cardíaco. No discurso, ele havia chamado Israel de assassino e condenado o governo turco e o partido AKP por manter relações comerciais com o país e ser “moderado”. O deputado, em outra ocasião, disse que Israel era um “peão do Ocidente”.

O deputado colapsou na tribuna, sendo socorrido por colegas parlamentares. Ele recebeu massagem cardíaca no local e depois fui levado às pressas para um hospital. O episódio chamou a atenção mundial e viralizou nas redes sociais.

O ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, manifestou sua tristeza pela morte: “Que ele receba a misericórdia divina. Meus sentimentos à sua família e a todos que o amavam. (…) Que ele descanse em paz”.

Membro do partido Felicity, Bitmez era uma voz crítica ao governo Erdogan. Ele atribuía ao presidente turco responsabilidade direta nos bombardeios de Israel a Gaza.

Hasan Bitmez, formado pela Universidade de Al-Azhar, era presidente do Centro de Pesquisa da União Islâmica. Ele era diabético e portador de stents cardíacos.

Mortes fulminantes da Bíblia

O episódio, inusitado pelo desmaio em público, na tribuna, seguido da morte do deputado que rogou praga contra Israel, lembra episódios bíblicos em que personagens morrem de maneira fulminante ao desafiarem Deus.

Esses incidentes são frequentemente interpretados como manifestações da ira divina, a mesma invocada pelo deputado, ou consequências diretas de ações contrárias aos mandamentos de Deus.

Alguns exemplos:

  • 1. Nadabe e Abiú: Eram filhos de Arão, o sumo sacerdote, e morreram por oferecer “fogo estranho” perante Deus, contrariando suas ordens (Levítico 10,1-2)
  • 2. Ananias e Safira: Este casal morreu subitamente após mentir para o Espírito Santo sobre a quantia de dinheiro que haviam recebido pela venda de uma propriedade (Atos dos Apóstolos 5,1-11)
  • 3. Herodes Agripa I: O rei morreu de forma fulminante depois de aceitar aclamações de ser divino, o que foi interpretado como um ato de arrogância e desafio a Deus (Atos dos Apóstolos 12,21-23)
  • 4. Uzá: Ele morreu ao tocar a Arca da Aliança quando esta estava prestes a cair durante seu transporte. Apesar de suas intenções parecerem boas, seu ato foi contra a ordem divina de que ninguém deveria tocar na Arca (Samuel 6,6-7).

Deu no O Antagonista

Deixe um comentário