PRF deve apresentar plano de “desmilitarização” nesta semana

PRF deve apresentar plano de “desmilitarização” nesta semana

 

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) deve apresentar nesta semana ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, um plano de“desmilitarização”da formação de agentes da corporação. Há uma reunião prevista para 3ª feira (12.dez.2023).

A proposta inclui mudanças na formação de novos policiais como, por exemplo, a participação obrigatória em aulas de direitos humanos e cidadania.

O plano foi elaborado pela PRF depois de Dino ordenar uma revisão na doutrina da corporação em 14 de agosto. Nesta data, o ministrodemitiuos 3 agentes envolvidos namorte de Genivaldo de Jesus Santos, em Umbaúba (SE), em maio de 2022.

O modelo de formação implementado pelo governo deJair Bolsonaro(PL) tinha diretrizes semelhantes de cursos das Forças Armadas. Para integrantes da direção da PRF, ouvidos peloPoder360, o método fazia com que os policiais vissem os cidadãos como“inimigos”.

A preocupação do governo federal com a formação dos policiais fez com que a Universidade da PRF —espécie de academia de instrução para agentes— fosse transferida para Brasília. A construção dos prédios, orçados emR$ 35 milhões, devem iniciar em janeiro de 2024.

Deu no Poder 360

Deixe um comentário