Ditador Kim Jong-Un ‘chora’ em discurso no qual pede para norte-coreanas terem mais bebês

 

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, surpreendeu o mundo ao derramar lágrimas durante um discurso no qual pede que as mulheres do país tenham mais filhos. O momento foi capturado em vídeo durante a 5ª Conferência Nacional de Mães em Pyongyang.

“Impedir o declínio das taxas de natalidade e proporcionar bons cuidados infantis e educação são questões que devemos resolver juntamente com as nossas mães. Quando todas as mães compreenderem claramente que é patriotismo dar à luz muitos filhos e fazê-lo de forma positiva, a nossa causa de construção de um país socialista poderoso poderá ser acelerada”, diz o líder enquanto seca o rosto com um pano.

A Coreia do Norte não costuma divulgar detalhes sobre seus assuntos internos, mas a ONU estima que a taxa de natalidade do país caiu de 1,88 nascimentos por mulher em 2014 para 1,8 em 2023. Isso é tímido comparado ao seu vizinho do sul, que viu sua taxa de natalidade despencar para 0,78 no ano passado.

A apelo de Kim Jong-Un reflete uma dualidade do estado norte coreano. Por um lado, o discurso implica que as mulheres devem se ater às suas tarefas domésticas e prover novos trabalhadores à nação – retórica muito comum em países totalitários, incluindo na antiga Alemanha Nazista. Por outro, a Coreia do Norte é um dos países que mais emprega mulheres em suas forças armadas; cerca de 20% de seu efetivo de 1.5 milhão, segundo estimativas da Coreia do Sul.

“Elas têm a pesada missão de criar seus filhos para serem pilares da construção socialista e comunista, e mestres da sociedade futura”, continuou Kim Jong-Un.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário