Senador quer barrar retrocesso que dificulta funcionamento de comércios em feriados

 

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) apresentou ao Congresso um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para revogar a portaria do Ministério do Trabalho que alterou as regras de trabalho no setor de comércio durante os feriados.

A portaria exige que o trabalho durante os feriados seja autorizado em convenção coletiva da categoria, revogando medida da própria pasta quando, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permitia o funcionamento do setor sem a necessidade de aprovação em convenção coletiva, em negociação direta entre trabalhador e patrão.

“A medida do governo não é apenas descabida, mas um retrocesso para trabalhadores, que terão menos liberdade; para empregadores, que terão custos aumentados e para os consumidores, que pagarão mais caro pelos serviços e produtos. Não vamos aceitar que o Brasil marche para trás”, afirmou o senador.

De acordo com o parlamentar, a portaria do governo Lula penaliza o setor ao exigir autorização de sindicatos para acordos de trabalho.

“Uma medida dessas às vésperas do maior movimento nacional nos comércios, que traz um alívio não só aos comerciantes, mas também aos prefeitos, em razão de maiores vendas e maiores arrecadações, terá o efeito oposto aos anseios dos comerciantes, trabalhadores e do próprio Poder Público Municipal. Isso sem falar na possibilidade de abertura de novos postos de trabalho. Cabe ressaltar, ainda, que Portaria no 3.665, de 2023, viola a Lei no 13.874, de 20 de setembro de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e disposições sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador”, diz um trecho da justificativa.

Deu no Diário do Poder

Deixe um comentário