Homem apontado como membro da cúpula do PCC é solto da penitenciária de Mossoró

 

Décio Gouveia Luís, 56 anos, conhecido como Décio Português, foi solto da Penitenciária Federal de Mossoró. Ele é apontado pelo Ministério Público do estado de São Paulo (MP-SP) como membro da cúpula da facção criminosa PCC, com atuação no Brasil e em outros países. O homem saiu pela porta da frente do presídio, graças a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de agosto deste ano. A informação foi confirmada pelo colunista do UOL Josmar Jozino.

Décio Português foi preso pela Polícia Civil de São Paulo em agosto de 2019 em uma casa de luxo em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Ele nega integrar o PCC, porém, de acordo com o MP-SP, o homem era o terceiro na hierarquia da facção enquanto estava nas ruas.

A transferência dele, em junho de 2021, para uma penitenciária federal foi embasada justamente pelo fato de ele ser acusado de ocupar posto de liderança na maior organização criminosa do país.

Décio Português estava preso a quatro anos, por condenação por associação a organização criminosa pela Justiça de São Paulo. A defesa dele recorreu e o caso foi parar no STJ. No último dia 24 de agosto, o ministro Ribeiro Dantas relaxou a prisão preventiva do presidiário por excesso de prazo no julgamento do pedido dos defensores, e o detento foi solto.

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário