UFERSA abre curso para formação de piloto comercial; previsão de início em 2024

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) anunciou, na última quinta-feira (19), o programa de extensão de alcance social “Pilotos do Semiárido”, que tem objetivo de proporcionar a formação completa de piloto comercial de avião. A ação é uma parceria com a Agência Nacional de Aviação (ANAC), com incentivos do Governo Federal no valor de R$ 3,7 milhões.

O curso tem previsão de duração de 36 meses (equivalente a três anos), com 20 vagas da primeira turma a ser iniciada a partir de 2024. A UFERSA informou que a assinatura do convênio com a ANAC vai acontecer em novembro, em data a ser confirmada, numa solenidade em Brasília.

Com isso, o Rio Grande do Norte terá a primeira Universidade pública do país a oferecer um curso de formação de piloto de avião. Ele será totalmente gratuito e voltado para pessoas com formação acadêmica de nível superior e que sejam provenientes de famílias de baixa renda. Outra exigência é de que 50% das vagas sejam preferencialmente para mulheres.

A escolha dos candidatos que vão integrar o curso será feita mediante um edital de seleção a ser realizada pela Universidade e, numa segunda etapa, por meio de uma prova a ser aplicada pela ANAC. Todas as ações e metas do Programa serão executadas pela UFERSA e pela ANAC.

A formação em piloto de avião tem como base três pilares: licença de piloto comercial de avião, conhecimento técnico da língua inglesa e, formação acadêmica de nível superior. A formação prática da formação será num Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), a ser instalado nas dependências do aeroporto de Mossoró.

Deu na Tribuna do Norte

Deixe um comentário