Presidente da EBC é demitido após post xingando apoiadores de Israel

 

O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, foi demitido de seu cargo nesta quarta-feira (18) após compartilhar uma mensagem nas redes sociais na qual criticou os apoiadores de Israel e os chamou de “idiotas”.

Nos últimos dias, Doyle tem usado suas redes sociais para expressar seu apoio à Palestina e tecer críticas às ações do Estado de Israel. Ele havia sido nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em fevereiro deste ano.

Em uma postagem no X, antigo Twitter, Hélio Doyle republicou a frase: “Não é necessário ser sionista para apoiar Israel. Ser idiota é o bastante”.

Mais cedo, antes de sua demissão, quando a situação tomou grande proporção nas redes sociais, Doyle havia dito que defende a coexistência pacífica entre israelenses e palestinos.

“Condeno a ocupação de territórios palestinos por Israel, assim como qualquer violência contra civis praticada por qualquer um dos lados. Isso significa que, em relação aos fatos recentes, condeno tanto o Hamas quanto o governo de Israel. Ao compartilhar o post, o apoio a Israel ao qual me refiro é quanto aos ataques indiscriminados contra a população de Gaza”, justificou.

Mas isso não foi suficiente para evitar sua demissão. Em nova postagem no início da noite, ele admitiu que a publicação sobre Israel causou um mal-estar no governo e que esse teria sido o motivo para sua exoneração do cargo.

“O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. […] Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da EBC, agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”, escreveu ele.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário