Calor extremo: Inmet emite alerta vermelho para nove estados; veja

ATENÇÃO: Inmet emite alerta vermelho para ondas de calor em nove estados; veja quais

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para nove estados do Brasil em decorrência da onda de calor que deu início na última segunda-feira (17) e deve perdurar.

A cor vermelha na escala do sistema de alertas representa “grande perigo”, já que há previsão de calor extremo. As temperaturas devem ser elevadas em até 5º acima da média para o mês de setembro no estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

O alerta vermelho também cumpre a finalidade de informar acerca do risco de acidentes e danos à saúde por consequência de altas temperaturas.

A primavera começa neste sábado (23), mas as temperaturas extremas não ocorrem em razão da mudança de estação, mas ao fenômeno El Niño.

A baixa umidade relativa do ar também é fator que requer cuidados. O Inmet emitiu alerta laranja sobre a secura em Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Nestes estados a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para ser considerável saudável, essa margem precisa estar entre 50% e 60%.

Deu na Revista Fórum

Deixe um comentário