Urgente: opositora de Maduro é impedida de deixar o país e Sérgio Moro aciona Itamaraty

Sen. Sérgio Moro no plenário do Senado Federal      Foto: Sérgio Lima

 

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) disse nesta 6ª feira (8.set.2023) ter pedido ajuda ao Itamaraty para que a líder da oposição na Venezuela María Corina Machado viesse ao Brasil. Pré-candidata à Presidência do país sul-americano, ela vai falar, de forma virtual, à Comissão de Segurança Pública do Senado na próxima 3ª feira (12.set.2023).

A venezuelana foi proibida, em junho, de ocupar cargos públicos por 15 anos pela Controladoria-Geral do país comandado por Nicolás Maduro. “Somos contra ditadores na América Latina. Todos os democratas estão convidados. Corina não poderá vir pessoalmente, pois está ilegalmente proibida de deixar o país pelo tirano de Caracas”, escreveu Moro em seu perfil no X (antigo Twitter). “Pedimos ao Itamaraty que ajudasse a liberá-la, mas não tivemos avanços.”

 

A audiência pública foi um pedido de Moro e tem como tema a “situação atual do Estado Democrático de Direito, as liberdades e garantias individuais” na Venezuela. A sessão será às 11h. Eis aíntegrada pauta da comissão (PDF – 103 kB).

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, NicolásMaduroMoros, 60 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera“crimes políticos”.

Há também restrições descritas em relatórios da OEA (sobre anomeação ilegítimado Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (deoutubro de 2022, denovembro de 2022e demarço de 2023).

Deu no Terra Brasil

Deixe um comentário