O Congresso ExpoEduc 2023, o segundo maior evento de educação do Brasil e o maior no eixo Norte-Nordeste, chega a sua quarta edição e acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho, no Centro de Convenções de Natal, com o tema “A Escola em 360º”. Um quinteto de empreendedores vem desbravando o setor educacional com um evento que mobiliza todo o Brasil na capital Potiguar.
O CEO do evento, Crislan Viana, avalia que o setor da educação vive um momento de recuperação no Rio Grande do Norte e em todo país. Associado a isso, ele pontua novos desafios, como o processo de inclusão e a saúde mental dos alunos e profissionais nas escolas. Explica também sobre a escolha do tema central dos debates. “Entendemos o ambiente escolar como um ecossistema educacional, onde os diversos setores trabalham simultaneamente para que o processo educativo aconteça. Administrativo, pedagógico, limpeza, cantina, direção, professores, alunos, coordenação e família trabalham buscando promover uma experiência educativa significativa”, relata Crislan.
Esta será a quarta edição do Congresso que segue uma progressão de crescimento a cada ano, e que em 2023 deve quebrar alguns recordes, como o de público, com mais de 10 mil pessoas nos 3 dias de evento.
E falando em números, o diretor comercial, Bruno Félix, estima que sejam movimentados mais de R$ 4 milhões na cidade, sendo 1/4 desse valor só de investimento pela organização. Ele aponta que dezenas de empregos diretos e centenas de indiretos serão gerados para a realização do evento. Como efeito comparativo, a primeira edição contou com 300 participantes, dez vezes menor do que a expectativa para este ano. “Nós temos inscritos do Brasil todo, os hotéis e restaurantes na cidade ficam lotados. O evento movimenta a economia neste sentido. Nesses três dias, Natal vai se transformar na capital da Educação. As grandes empresas e marcas do mercado educacional estarão presentes como expositores”, ressaltou Bruno.
Os visitantes poderão passear por mais de 80 estandes e encontrar as melhores empresas do setor educacional com produtos e serviços voltados para o ambiente escolar. A ExpoEduc vai contar com a presença de mais de 90 palestrantes, entre eles, grandes nomes como: o filósofo Mario Sergio Cortella, o psicólogo Rossandro Klinjey, a professora Emília Cipriano, o CEO da EAI Educa Leo Chaves, o Doutor na área de pesquisa em avaliação Herbert Lima e o Mestre em educação pela PUC-PR Carlos Sanches.
A Diretora Financeira,Mayara Miranda, destaca a consolidação do evento. “É um marco para a Educação, o maior Congresso Educacional do Norte/Nordeste. A ExpoEduc se consolida na agenda de eventos nacionais por sua organização, inovação e, principalmente, por proporcionar uma experiência única a todos que participam desse grande evento”, relatou Mayara Miranda.
Neste ano, a “Arena 360º” homenageia um grande nome da educação, Max Haetinger (in memorian), a “Arena Max Haetinger” recebe palestras únicas e também é dividido em quatro palcos simultâneos, distribuídos em quatro eixos temáticos: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio. Serão debatidos temas sobre saúde mental nas escolas, o que a família e a escola precisam saber antes de ensinar, educação inclusiva, violência nas escolas, inserção da tecnologia em sala de aula, artes e seus atravessamentos nas práticas pedagógicas e muito mais.
Já a Diretora Administrativa, Nevinha Diógenes, ressalta a importância do elenco de grandes nomes no evento. “Nesta edição, além das grandes atrações, temos vários protagonistas da educação, pois é através de um grande evento como esse que acontece, de várias formas, a socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados relevantes para qualquer sociedade, em especial, para o Rio Grande do Norte”, afirmou.
Neste ano, a organização do congresso lançou o ExpoEduc Social, uma iniciativa que oportuniza a entrada gratuita para educadores que não teriam condições de pagar a senha para participarem do evento. O setor de Serviço Social da empresa foi responsável em avaliar a condição socioeconômica dos interessados para preencher as vagas.
Segundo um dos sócios e diretor de marketing do congresso, Augusto “Curinga” Benfica, além do setor da educação, vários setores são fomentados pelo evento, a exemplo o de comunicação. “As ações realizadas por seus expositores e patrocinadores, bem como pela própria organização, movimentam valores expressivos, que ultrapassam a casa de um milhão de reais, com a confecção de materiais gráficos, brindes, ativações de marca, veiculação de anúncios on e offline, entre outros itens”, disse.
Um espaço voltado para gestão também é destaque nessa edição. Abordando temáticas que desafiam a gestão pública e privada, os participantes encontrarão com grandes nomes do cenário local e nacional para debater, aprofundar e trocar experiências nos três dias da ExpoEduc, que se consolida mais do que nunca com o maior evento de educação do Norte-Nordeste e o segundo maior do País.
SERVIÇO
As inscrições ainda estão abertas
e podem ser feitas no site
www.expoeduc.com.br