Com a polêmica instalada, ex-prefeito Carlos Eduardo emite nota sobre a engorda de Ponta Negra

 

O enrocamento da Praia de Ponta Negra continua gerando muita polêmica e bate boca na cidade do sol.

Agora quem se pronunciou a respeito foi o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, que emitiu uma nota criticando a forma como está sendo tratada a obra que pode mudar o maior cartão postal de natal: o morro do careca e a famosa Praia de Ponta Negra.

 

Confira abaixo a nota na íntegra :

“Em 2013, diante do colapso da infraestrutura da Praia de Ponta Negra, idealizamos e concebemos o projeto de enrocamento e engorda do principal cartão-postal da capital do Rio Grande do Norte.

Diante dos recorrentes problemas com o calçadão e a orla, decretamos estado de calamidade pública na praia e o primeiro passo foi realizar as intervenções de urbanização do calçadão de Ponta Negra, com nova infraestrutura e equipamentos urbanos, como quiosques, unidades sanitárias, chuveiros, onze escadas de madeira de acesso à praia e, principalmente o enrocamento, evitando de uma vez por todas os danos ao calçadão da praia.

Em 2015, por meio de processo licitatórios, contratamos a EUTEA Projetos Básicos, com fins de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, resultando no plano de trabalho para ações de reconstrução do calçadão e que contemplou o projeto executivo das obras de enrocamento complementar, além do projeto básico e executivo da engorda, contratação de fiscalização externa e supervisão dos programas ambientais. Estava incluso também o projeto de adequação de drenagem.

É importante salientar que em todas as fases tivemos a participação de técnicos do Ministério da Integração e do Ministério das Cidades. E que quando saí da prefeitura, em 2018, todos esses projetos já estavam submetidos ao IDEMA para posterior licença ambiental.

Sem saber exatamente por qual motivo essa importante obra não caminhou entre 2018 e 2021, já passou da hora de dar a devida atenção e prioridade a ela, respeitando, claro, as normas técnicas e os órgãos envolvidos, como o já referido IDEMA.

Precisamos dar ainda mais luz à necessidade de potencializar as belezas de Natal, partindo do cuidado com nosso maior ponto turístico que é a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca. Esse é o momento e a oportunidade para melhorar a qualidade de vida dos natalenses e fomentar nossa principal atividade econômica que é o turismo. Antes tarde do que nunca, devemos realizar a engorda de Ponta Negra. É pra já!”

Carlos Eduardo

 

Deixe um comentário