Bolsonaro e Tarcísio ‘arrastam’ prefeitos do PSDB e iniciam esvaziamento do reduto tucano

Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas

 

No sábado (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro embarcou para Jundiaí, onde confirmou presença no ato de filiação do prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado, que passará a fazer parte do PL. Além dele, outros líderes políticos da região também decidiram aderir a sigla.A ação faz parte de uma debanda do PSDB, que à véspera das eleições municipais tem enfrentado fuga de diversos membros e representantes.

No ato de filiação, o evento teve a presença confirmada do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do presidente do PL, Valdemar Costa Neto; do senador Marcos Pontes, além do deputado estadual André do Prado, que também é presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Com o êxodo tucanato, Valdemar quer formar uma frente de prefeitos para a disputa eleitoral do próximo ano, além de  uma ampla projeção de vereados no estado paulista.

Desde a filiação de Bolsonaro ao partido, o PL tem ganhado destaque na política nacional. Nas eleições de 2022, o partido conquistou a maior bancada no Congresso, com 99 representantes na Câmara dos Deputados e 13 no Senado Federal. O PL também passou a contar com a maior bancada na Assembleia de São Paulo, com 19 deputados, incluindo a presidência da Alesp.

Diante do pleito de 2024, o PSDB tem sido o principal alvo das investidas da legenda em São Paulo. O partido projeta que deve perder cerca da metade dos prefeitos no estado nas próximas eleições. Até o fechamento desta matéria, mais de 30 prefeitos já haviam formalizado abandono do PSDB, que já chegou a ter 245 prefeitos no estado.

Deu no Conexão Política

Deixe um comentário