Preço dos carros usados vai seguir em queda com 0-km mais baratos

Carros usados desvalorizaram nos últimos meses

 

As medidas anunciadas para baratear o preço dos carros 0-km de até R$ 120 mil têm potencial para movimentar todo o mercado automotivo nos próximos meses.

Para os carros usados, muito valorizados ao longo da pandemia, quando faltavam insumos para a produção dos modelos 0-km, a tendência é de baixa dos preços, para acompanhar a evolução no valor dos veículos novos.

De acordo com o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação dos automóveis usados beirou os 17% nos 12 meses finalizados em fevereiro de 2022. A taxa desacelerou nos últimos meses e figura no campo negativo desde fevereiro.

Entre maio de 2022 e abril de 2023, o preço dos modelos usados e seminovos recuou 1%, com a ajuda das taxas negativas apuradas em nove dos 12 meses em análise, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O presidente da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), Enilson Sales, adianta que o repasse ao valor dos veículos usados será proporcional ao desconto de até 10,96% a ser oferecido no valor dos modelos 0-km.

“No começo deste ano, os veículos usados já desvalorizaram cerca de 5%. Com essa possível redução [dos 0-km], eles vão ficar com preços próximos aos praticados no período pré-pandemia”, avalia Sales, que alerta para o caráter peculiar de cada modelo usado, o que não ocorre entre os veículos novos.

Com o leve alívio no bolso, os brasileiros compraram 3,2 milhões de automóveis usados e seminovos nos primeiros quatro meses de 2023. O volume é 5,4% maior do que o apurado no mesmo período do ano passado, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Deu no R7

Deixe um comentário