CGU vê irregularidades em cadastros para recebimento de benefícios sociais

CGU

 

A Controladoria-Geral da União (CGU) encontrou ao menos dez irregularidades na base de dados do Cadastro Único, o CadÚnico, documento pelo qual a população pode receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, o Vale-Gás, entre outros. Entre as falhas identificadas pelo órgão está o pagamento de mensalidade do auxílio a mais de 1 milhão de pessoas com registro de óbito e outras 486 em estágio de cadastramento futuro.

O órgão constatou ainda mais de 5 milhões de beneficiários cadastrados sem o CPF registrado. E mesmo entre os inscritos com documentação completa, cerca de 900 não constavam na base de dados da Receita Federal, e aproximadamente 500 estavam associados a dois ou mais nomes diferentes.

Há também quase 15 milhões de cadastrados com mais de 18 anos que não informaram o título de eleitor. O órgão ainda encontrou inconsistências nos nomes cadastrados, nomes das mães ou datas de nascimento, sendo que 23.013 filhos tinham registro anterior ao nascimento dos pais.

De acordo com a CGU, o erro não foi deste governo, mas do anterior. Segundo o órgão, o antigo Ministério da Cidadania — substituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social — errou ao não excluir da base de dados pessoas que perderam as condições exigidas para se adequar ao pagamento do benefício.

Deu na Oeste

Deixe um comentário