Entenda porque o Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75%

 

 

Apesar da expectativa e pressões do governo para que a taxa selic fosse reduzida, a taxa foi mantida em 13,75% pela sexta vez consecutiva e por unamidade do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

A ???? ????? ? ??? ????? ?? ????????

A taxa Selic é a taxa básica da economia brasileira e, é a referência para as demais taxas. Ela é o principal instrumento de política monetária do país.

A definição da Taxa Selic é feita pelo Banco Central, pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) e depende, principalmente da perspectiva de crescimento da economia e inflação.

?????????? ???????? ?? ???? ?????

O principal objetivo do Banco Central é alcançar a estabilidade de preços. Logo, o principais impactos ocorrem:

1) Na inflação – a selic está diretamente ligada ao controle da inflação que é a variação de preços em um determinado período de tempo e que em alta desvaloriza o dinheiro e reduz o poder de compra, impactando na vida de todas as pessoas, embora a maioria não se dê conta.

2) No crédito – a taxa selic em alta reduz a oferta de crédito, pois sobe também a taxa de juros de créditos e financiamentos tomados (empréstimos, limite da conta, rotativo di cartão de crédito e etc), reduzindo os investimentos nos negócios e em infraestruturas, por exemplo.

3) Nos investimentos – a selic alta é favorável aos investimentos de renda fixa, que oferecem uma remuneração baseada em juros, como títulos públicos do governo federal, CDBs, letras de crédito, das debêntures, entre outras opções.

As taxas de juros altas também atraem investidores estrangeiros que procuram o melhor retorno do seu dinheiro, aumentando a demanda pela moeda do país. Logo, uma taxa elevada atrai investimentos e uma taxa menor afasta os investidores.

?????? ? ???? ????? ??? ???????

A Selic foi mantida por causa da incerteza tanto no ambiente interno (Brasil) quanto no externo (outros países).

1) Cenário interno – a principal incerteza no país é como ficará o desenho final do arcabouço fiscal a ser aprovado pelo Congresso Nacional e, consequentemente a condução da política monetária por parte do governo federal, a trajetória da dívida pública e da inflação.

2) Cenário externo – o ambiente externo se mantém adverso. A taxa de juros aumentou pela décima vez consecutiva nos Estados Unidos. A inflação continua elevada e o Federal Reserve (Fed), Banco Central americano manteve o aperto monetário por lá.

Além dos EUA, os episódios com outros bancos no exterior têm elevado a incerteza. A inflação mundial continua em alta e os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência entre inflação e metas.

Informações do linkedl Economia

Deixe um comentário