Ovo e leite têm aumento acima da inflação

 

No acumulado dos últimos 12 meses, os preços do ovo e leite subiram quase quatro vezes mais que a inflação do período, que, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) somou em 4,65%. O ovo ficou 19,98% mais caro, enquanto o leite aumentou 18,78%.

Na opinião de especialistas do setor agro, essa alta, nos dois casos, se deve ao preços dos grãos, como milho e soja, que compõem a ração e ainda estão em patamares elevados e à guerra da Ucrânia, que encareceu o preço do trigo e levou produtores a deixar de plantar milho e soja para investir no trigo. Outro fator é o alto custo da produção.

No caso do ovo, houve o agravante de que, por ser a proteína mais barata, fez a procura aumentar e reduziu a oferta, além do alto consumo da carne de frango por conta da alta da carne bovina.

Já em relação ao leite o aumento tem a ver também com a escassez de vacas leiteiras, pois muitos pecuaristas colocaram esses animais para abate porque a produção estava dando prejuízo.

A expectativa dos especialistas, por um lado, é de boas notícias porque os custos da produção começam a cair. Contudo, a pergunta é quando isso vai chegar ao consumidor e se a população conseguirá recuperar a renda para voltar a comprar.

Com informações do SBT News e de Ponta Negra News

Deixe um comentário