MEC lança consulta por WhatsApp sobre implementação do novo ensino médio

Aplicativos de celular

 

O Ministério da Educação está elaborando uma programação de consultas públicas, pesquisas e eventos para discutir a implementação do novo ensino médio no país, assunto que se arrasta há anos. Em maio, o MEC deve lançar uma consulta via WhatsApp que deve alcançar cerca de cem mil estudantes e professores. A ideia é que essas atividades sejam estruturadas, para evitar a polarização do tema.

Nesta semana, o presidente Lula disse que não adianta revogar o novo ensino médio sem ter nada para colocar no lugar. No início do mês, ele havia dito que o governo vai aperfeiçoar a reforma. A revogação do novo ensino médio tem sido uma reivindicação de várias entidades estudantis.

Mendonça Filho, que foi deputado federal e ex-ministro da Educação no governo Michel Temer, foi um dos responsáveis pela aprovação do novo ensino médio. Ele defende que o sistema vai dar mais flexibilidade curricular e mais protagonismo aos jovens, permitindo que eles decidam que área de conhecimento desejam se aprofundar.

“É a flexibilidade curricular, um conteúdo comum, respeitando a base curricular da ordem de 60%, e 40% do conteúdo com itinerários variados, onde se valoriza o protagonismo do jovem, dos seus projetos de vida, seus sonhos, a diretriz do caminho profissional que ele deseja, formação técnica, acesso ao ensino superior, para que a gente possa vencer esse flagelo gritante do ensino médio brasileiro”, disse.

Deu na Jovem Pan

Deixe um comentário