“Pouco entendimento do que é o governo”, afirmam Zema e Leite ao criticarem Lula

“Pouco entendimento do que é o governo”, afirmam Zema e Leite ao criticarem Lula

 

No Rio de Janeiro para participar de um encontro de governadores, os titulares do Executivo em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) — ambos reeleitos em 2022 —, aproveitaram para tecer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Próximo de Jair Bolsonaro no passado, embora tenha se afastado do ex-aliado durante a pandemia, Zema voltou a embarcar na campanha do ex-presidente à reeleição no segundo turno do ano passado.

— Nós tivemos discursos desencontrados, contra avanços obtidos nos últimos anos. Há tópicos sensíveis, como a questão do Banco Central e a reforma trabalhista, que espero que fiquem só no discurso. Conseguimos a duras penas esses avanços e agora vejo esse possível retrocesso com preocupação. O Brasil hoje é outro, diferente daquele de quando Dilma e Lula estiveram na presidência — disse o governador mineiro em entrevista ao GLOBO.

Eduardo Leite, também em declaração ao GLOBO, seguiu caminho parecido ao avaliar as primeiras medidas econômicas do novo governo petista.

— Há manifestações que demonstram pouco entendimento do que que é governo e do que é estado. Esse movimento ocorre principalmente por parte do próprio partido do presidente da República, que tem feito ataques frontais ao Banco Central e seus dirigentes. A autonomia concedida tem uma razão de ser, no ponto de vista macroeconômico, então isso gera sobressaltos. E coloca mais dúvidas sobre certezas — pontuou o tucano.

Ao contrário de Zema, o tucano manteve-se neutro no segundo turno da disputa presidencial. Apesar das críticas econômicas sobre a gestão de Lula, Leite vê avanços nas relações institucionais na comparação com o período de Bolsonaro no poder:

— A gente até conseguia conversar com os ministérios individualmente, mas a discussão interfederativa, liderada pelo chefe do Poder Executivo, era completamente inexistente. Agora, a gente tem um ambiente muito melhor — reconheceu.

O 7º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) acontece em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense. As atividades tiveram início nesta quinta-feira e vão até sábado. O grupo reúne os governadores dos sete estados que compõem as duas regiões.

Os governadores participaram de várias agendas na manhã e tarde desta sexta-feira. Além de Zema e Leite, também estão presentes o governador do Rio, Cláudio Castro (PL); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); de São Paulo, Tarcísio Freitas (PL); de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL); e do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Créditos: O Globo.

Deixe um comentário