Escândalo na UFRN: Dinheiro público pagou até hospedagem de babá do filho do diretor Ricardo Valentim

 

Na investigação que resultou na Operação Faraó, o Ministério Público Federal detalha uma série de gastos, aparentemente, fora do padrão para uma instituição que usa dinheiro público e, em tese, deveria estar trabalhando para combater o crescimento da sífilis no Brasil.

Entre os detalhes que chamam atenção está o fato do Ministério Público Federal apontar que encontrou elementos que demonstram que o casal usou dinheiro público para custear até a hospedagem da babá do filho deles. Para isso, teria sido usado parte significativa dos recursos públicos repassados à Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (ABIMO).

Segundo o MPF, em 2018, JANAÍNA VALENTIM enviou um e-mail à ABIMO, solicitando, em linhas gerais, que também custeasse a hospedagem “da esposa” e do filho de 8 anos de RICARDO VALENTIM no Hotel Maksoud Plaza. O detalhe é que JANAÍNA VALENTIM se refere “à esposa” deste, como se não fosse ela própria.

“Na realidade, o desejo do casal RICARDO e JANAÍNA VALENTIM era fazer com que a ABIMO custeasse não apenas a hospedagem do seu filho, como também de ROSENI BEZERRA DIAS (ROSENI DIAS), funcionária doméstica daqueles e que serviria como babá da criança durante a viagem. Para tanto, JANAÍNA VALENTIM encontrou uma forma de chamar menos a atenção de todos para a extensão do uso dos recursos públicos com tal fim descaradamente privado”, escreve o MPF.

Sete dias depois desse e-mail, Janaina Valentim enviou um novo e-mail à ABIMO, solicitando que custeasse a hospedagem de um grupo de 18 pessoas – ela própria, pesquisadores e colaboradores eventuais – em 11 quartos no Hotel Maksoud Plaza durante o 7º CIMES. Um desses quartos, com duas camas de solteiro, foi requerido para si própria. Contudo, JANAÍNA VALENTIM não se hospedou nesse apartamento, mas com o seu marido, RICARDO VALENTIM, noutro quarto do mesmo hotel que já havia sido reservado para este anteriormente.

Assim agindo, JANAÍNA VALENTIM “liberou” o quarto reservado em seu nome para a hospedagem do seu filho e respectiva babá, já nominados.

Informação do Portal da 96

Deixe um comentário