O aumento do ICMS, aprovado pela ALRN, continua causando muita polêmica. Agora foi a vez do empresário Habib Chalita, presidente do SHRBS-RN, emitir uma nota lamentando o aumento que deve atingir de frente e sem piedade o setor, penalizando todos que fazem o turismo potiguar.
Confira a nota na íntegra :
NOTA
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) lamentar a atitude do Governo do Estado em reajustar a cobrança do valor do ICMS e que foi aprovada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (20) e vai para sanção da governadora Fátima Bezerra.
É sabido que este aumento vai impactar diretamente no setor de alimentação, que é uma das principais áreas do segmento de hotéis, restaurantes e bares no RN, especialmente em uma época de alta estação como a que já estamos vivenciando.
Áreas que ainda não se recuperaram completamente do prejuízo ocasionado em decorrência do período da pandemia e que desequilibrou não só empresários como colaboradores que atuavam nesse ramo do setor produtivo.
Além disso, o Rio Grande do Norte perde na competitividade com relação aos estados vizinhos. E isso também repercute em impacto na economia tendo em vista que turistas e investidores vão buscar locais que ofereçam preços compatíveis.
É esperado que o governo também tenha alguma atitude em favor daqueles que contribuem para a economia potiguar na geração de emprego e renda e que, mais uma vez, foram surpreendidos com uma atitude de certa forma egoísta e que não teve consulta ao setor produtivo em busca de alguma contraproposta.
Vamos continuar em defesa do nosso setor na esperança que o governo possa, de alguma forma, também pensar em soluções e iniciativas para o setor produtivo estadual.
Habib Chalita
Presidente SHRBS-RN