Rui Costa confirma 35 ministérios na Esplanada; Lula terá 12 pastas a mais do que Bolsonaro

A oficialização do desenho da Esplanada deve ocorrer depois de finalizados os trabalhados da equipe de transição, disse Costa

 

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), informou que o presidente eleito, Lula (PT), vai criar 35 ministérios, 12 a mais que os do governo Bolsonaro. Segundo Costa, o PT quer uma pasta para cuidar, exclusivamente, da gestão do Executivo, abrangendo tarefas como recursos humanos e governo digital.

O órgão deve ser criado a partir do desmembramento do Ministério da Economia. Conforme Costa, o futuro Ministério do Planejamento cuidará da parte orçamentária, do Plano Plurianual e da “construção de projetos estratégicos” para o país.

“É uma das discussões”, disse Costa, durante entrevista coletiva, na segunda-feira 12. “Justamente buscando possibilitar que o país faça planejamento. Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo ao seu cotidiano as ações de governo, e o Executivo não se planeja no curto, no médio nem no longo prazo.” A oficialização do desenho da Esplanada deve ocorrer depois de finalizados os trabalhados da equipe de transição.

O número de ministérios do terceiro mandato de Lula deve ficar próximo do número de pastas com que ele começou o primeiro mandato como presidente da República, em 2003. Na ocasião, Lula iniciou o governo com 34 pastas.

Informações da Oeste

Deixe um comentário