Vendas na Black Friday recuam pela 1ª vez

O número de pedidos e o valor gasto por compra foram impactados na data principal do evento neste ano

 

A Black Friday, realizada neste ano na sexta-feira 25, teve um recuo de 28% nas vendas on-line, com redução em número de pedidos e no valor gasto por compra. Segundo levantamento da Confi Neotrust, empresa de dados com foco no digital, na data principal do evento, o varejo digital vendeu R$ 3,1 bilhões. O valor equivale a R$ 1,2 bilhão a menos em vendas do que o ano anterior.

Segundo o levantamento, o risco de um início de 2023 com grau de incerteza política e sem melhora na renda no curto prazo, após a troca de governo, pode ter levado o consumidor a segurar os gastos neste ano.

Outro ponto que pode ter influenciado negativamente a data foi a antecipação nas vendas por parte do varejo em outubro e novembro, que pode ter tirado algum fôlego da Black Friday na sexta-feira.

É a primeira vez, em 12 anos de evento, em que há uma retração nas vendas. Todas as regiões do país tiveram queda. Consultores e entidades estimavam alta nominal de 3% a 9%.

Em relação ao total de pedidos, houve diminuição pelo segundo ano seguido — na sexta-feira, a queda foi de 23%, ante a diminuição de 0,5% um ano atrás. O gasto por compra médio foi de R$ 733, redução de 6%. No levantamento, foram consideradas as transações realizadas apenas na data do evento (25 de novembro), da meia-noite até 23h59.

Deu na Oeste

Deixe um comentário