PIADA: Lula diz que Bolsonaro é “infinitamente pior” do que seu amigo e ditador Daniel Ortega

Lula e Daniel Ortega, durante visita do ditador ao Brasil, em 2010 | Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil

 

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no domingo 23 que o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é infinitamente pior do que Daniel Ortega, o ditador da Nicarágua.

“O Bolsonaro fala do Daniel Ortega, ele é infinitamente pior do que o Daniel Ortega, e ele quer criar um país como qualquer outro país Ele não pensa democraticamente, ele não pensa, o que ele pensa é o seguinte: só quer o poder pelo poder”, disse Lula, numa entrevista ao podcast Desce a Letra Show.

Ortega, que está há 15 anos no cargo, endureceu as perseguições contra opositores e, sistematicamente, tem perseguido cristãos, fechado igrejas e vem prendendo padres. Emissoras de rádio e televisão ligadas a religiosos e até mesmo emissoras críticas, como a CNN, têm sido fechadas e proibidas de operar na ditadura de Ortega.

Depois do primeiro turno, o ditador enviou carta a Lula, parabenizando-o pelo resultado e chamando-o de companheiro.

Lula não condena as ações ditatoriais de Ortega, afirmando simplesmente que o povo nicaraguense é quem deve decidir sobre se o ditador está errando. No último debate entre os presidenciáveis, na Band, foi essa a resposta do petista. Ele afirmou que sentiu orgulho ao estar do lado de Ortega na revolução sandinista e não condenou a ditadura.

Agora, na entrevista ao podcast, afirmou que Bolsonaro é quem favorece o autoritarismo. “O que está em jogo neste instante é se esse país vai continuar fortalecendo a democracia ou se vai querer favorecer o autoritarismo”, declarou Lula.

Apesar da proximidade com o ditador, Lula pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para retirar do ar 31 postagens que tratavam da relação entre os dois. Em 5 de outubro, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do TSE, determinou que o Twitter e o Facebook removessem as publicações, incluindo uma postagem do jornal paranaense Gazeta do Povo.

Deu na Oeste

Deixe um comentário