Depois do 1º turno, Ibovespa abre em alta pelo 2º dia consecutivo

 

O Ibovespa, principal índice da B3, iniciou o dia em alta nesta terça-feira, 4, pela segunda vez seguida. As aberturas positivas ocorrem na esteira dos resultados do primeiro turno das eleições, que não refletiram as previsões das pesquisas eleitorais.

Na segunda-feira 3, o Ibovespa abriu em alta de 4% e terminou o pregão com 5% de valorização. Na manhã de hoje, o índice iniciou com quase 2% de alta.

Fundadora da Ações Garantem o Futuro, empresa voltada para educação financeira, a economista Louise Barsi explicou que o resultado das eleições para o Congresso deu um sinal positivo para os investidores. Ela conhece o mercado desde cedo, além de começar a investir com 14 anos de idade, é filha de Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa de valores no Brasil.

“O fortalecimento de uma base centro-direita no Senado e na Câmara favorece um cenário pró mercado nos próximos quatro anos”, argumenta. “O Congresso manda no país.”

De acordo com Louise, o mercado não gosta de surpresas e os investidores já esperavam um segundo turno entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Agora, qualquer um dos dois terá que “negociar com uma base de governadores e parlamentares mais centro-direita”, comenta.

Além disso, o desempenho do atual presidente nas urnas foi melhor do que o previsto. “As pesquisas foram malsucedidas em captar os votos do lado pró-Bolsonaro”, disse. Contudo, ele explica que o mercado não tem um candidato preferido e que escolhe quem trouxer lucro.

Louise acredita que o resultado do segundo turno deixou Lula sem opção. Caso o petista ganhe, ele terá que fazer sinalizações para um governo centrista, nomeando nomes ponderados para postos-chaves, como o Ministério da Economia.

Deu na Revista Oeste

Deixe um comentário