Assembleia Legislativa do RN tem renovação de mais de um terço dos deputados; PSDB segue com maior bancada

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá uma renovação de mais de um terço dos deputados estaduais em 2023, após o resultado das eleições deste domingo (2). São nove parlamentares novos, entre os 24 que iniciarão a próxima legislatura – ou 37,5%.

Embora tenha perdido três cadeiras, o PSDB segue como o partido com maior bancada no estado, com nove deputados eleitos. A legenda ficou dividida politicamente nas eleições de 2022 e não anunciou apoio a nenhum dos candidatos ao governo no estado.

O PL e o PT foram as legendas que conseguiram ampliar a presença no legislativo estadual. O MDB conseguiu voltar à Casa e também conquistou uma vaga. O União Brasil, que não tinha nenhuma, garantiu duas cadeiras.

Mesmo conseguindo aumentar o número de deputados petistas, a governadora reeleita Fátima Bezerra (PT) deverá enfrentar maior oposição no Legislativo.

Declaradamente posicionado no campo político oposto ao da chefe do Executivo, o PL conseguiu conquistar a reeleição de Coronel Azevedo e elegeu mais três deputados, entre eles o candidato com maior número de votos para o Legislativo: Wendell Lagartixa, que alcançou 88.265 sufrágios.

Já o PT conseguiu reeleger Isolda e Francisco do PT no Legislativo. Além das reeleição de ambos, o partido conseguiu a eleição da então vereadora por Natal, Divaneide. Outra bancada que dava apoio ao governo no Legislativo, o PV perdeu uma vaga, com a saída de Vivaldo Costa, que não conseguiu se reeleger.

Outro partido que perdeu vaga foi o Solidariedade, que tinha três deputados posicionados na oposição à governadora e passou a ter apenas dois. Líder do partido, Kelps Lima deixou de concorrer à reeleição para se candidatar a deputado federal, mas não conseguiu garantir uma das oito vagas.

Deu no G1

Deixe um comentário