Em 15 anos, UFRN alcança protagonismo em Inovação Tecnológica

 

Em 28 de setembro de 2007, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criava uma nova unidade, denominada inicialmente de Núcleo de inovação Tecnológica (NIT). Passados 15 anos, a data ganha uma simbologia adicional com as conquistas que a Instituição alcança na área da inovação e do empreendedorismo.

Uma delas é a liderança no posto de universidade com mais concessões de patentes nas regiões Norte e Nordeste, alcançado desde 2020. O número é fruto também da expressiva quantidade de depósitos, cuja marca de 300 pedidos foi quebrada em 2022. No último ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a UFRN está na primeira divisão nacional, ocupando a 17ª posição na lista das maiores depositantes de patentes no Brasil em 2021. No relatório mundial publicado pela Unesco também no ano passado, a Instituição aparece no seleto grupo das com maior número de depósitos de patente nos anos de 2013 a 2018, ao lado de Unicamp, USP, UFPE e UFPR.

Não bastasse, ainda no ano passado, a UFRN alcançou a liderança em meio às universidades do Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste no Ranking de Universidades Empreendedoras, premiação que tem, dentro da sua metodologia, um item específico que analisa a situação da implementação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na própria instituição de ensino Superior (IES). Além desse aspecto, há pontuações referentes aos números de patentes, empresas incubadas, existência de parques tecnológicos e acordos de parceria, entre outros aspectos como internacionalização, infraestrutura e extensão.

Informações da AGIR/UFRN

Deixe um comentário