América-RN é segundo clube potiguar a disputar final da Série D e pode ser primeiro campeão

 

O América-RN se tornou em 2022 o quinto clube do Rio Grande do Norte a conquistar o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvirrubro é também o segundo a chegar à final da competição. O primeiro foi o Globo FC, em 2017, sendo vice-campeão.

Além dos dois, Alecrim, Baraúnas e ABC conseguiram subir para a Série C em 2009, 2012 e 2021, respectivamente, mas não foram à decisão.

O América alcançou o acesso com uma vitória heroica por 3 a 1 sobre o Caxias, revertendo o quadro após ter perdido o confronto de ida por 1 a 0. Com a principal missão do ano atingida, o time rubro passou a focar o inédito título brasileiro para o futebol do Rio Grande do Norte e venceu o São Bernardo nas semifinais – 2 a 0 em Natal e 1 a 0 em São Bernardo do Campo.

Na decisão, o América vai enfrentar o Pouso Alegre nos dois próximos fins de semana. O primeiro duelo será na Arena das Dunas.

2009

No primeiro ano de disputa da Série D, o Alecrim conquistou o acesso à Série C, em campanha que empolgou os torcedores no Machadão. O Verdão, que hoje disputa a segunda divisão do Campeonato Potiguar, eliminou o Uberaba no confronto decisivo – 1 a 0 em Natal e 1 a 1 no interior de Minas Gerais. A equipe potiguar seria eliminada pelo campeão São Raimundo-PA nas semifinais – 3 a 1 no Pará e 2 a 2 no Machadão, com uma curiosidade: Leandro Sena, que hoje comanda o América-RN, era o técnico do Alecrim naquela oportunidade, logo após ter atuado como atleta no mata-mata que valeu o acesso.

2012

O Baraúnas conquistou o acesso naquele ano com uma vitória por 2 a 0 sobre o Campinense, com gols de Alvinho e Adalgísio Pitbull. Nas semifinais, o Leão do Oeste foi eliminado pelo Sampaio Corrêa, que seria o campeão da edição. O time mossoroense vai disputar a segunda divisão do Campeonato Potiguar este ano.

2017

O Globo FC foi o terceiro clube do Rio Grande do Norte a conseguir o acesso na Série D. Em 2017, com Estádio Barretão lotado, a Águia de Ceará-Mirim venceu a URT por 3 a 2 nos pênaltis – no tempo normal, houve vitória por 1 a 0, com gol de Renatinho Carioca em cobrança de falta. Nos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Dasaev, que entrou no início do jogo, substituindo o lesionado Rafael. Nas penalidades, ele defendeu as cobranças de Marques e Fábio Alves. O Globo eliminaria a Juazeirense nas semifinais e perderia o título para o Operário-PR. Naquela decisão, o time paranaense goleou por 5 a 0 em Ceará-Mirim, e liquidou a fatura no jogo de ida. A Águia ainda venceria por 1 a 0 em Ponta Grossa.

2021

O ABC despachou o Caxias nas quartas de final da Série D e garantiu o retorno à Série C. O Alvinego venceu por 3 a 0 no Frasqueirão, com gols de Gustavo Henrique, Wallyson e Negueba. Nas semifinais, diante da Aparecidense, o ABC foi derrotado por 4 a 2 na ida e ganhou por 1 a 0 na volta, perdendo a chance de brigar pelo segundo título nacional da história do clube – o Mais Querido foi campeão da Série C em 2010.

Deu no GE

Deixe um comentário